Comissão de Gênero, Raça e Diversidades do Campus Cuiabá promove lives em Homenagem ao Mês da Mulher

Publicado por: Campus Cuiabá / 4 de Março de 2021 às 16:15

Em virtude das comemorações do 08 de março - Dia Internacional da Mulher -, a Comissão de Acolhimento, Apoio, Orientações e Combate à Discriminação para questões de Gênero, Raça e Diversidades do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, vem promover momentos de discussão no formato de rodas de conversas virtuais cujo tema central será “Os impactos da pandemia na vida da mulher”.

O objetivo desse evento é homenagear e sensibilizar a comunidade acadêmica e o público em geral acerca das consequências e impactos reais vivenciados pelas mulheres em virtude das relações sociais fundadas em relações desiguais de gênero.

Tratar-se-ão de três momentos, nas datas de 08/03, 18/03 e 30/03, cujas temáticas serão, “Histórias de vidas afetadas na pandemia”; “A Mulher e o Trabalho”; e finalmente, “Históricos de Lutas e Resistências”.

No dia 08 de março, primeiro encontro, tem-se o intuito de evidenciar como o isolamento social, o trabalho remoto, dentre outras dinâmicas de reestruturação social, frutos da pandemia do COVID-19, acentuaram relações de opressões e de violências já existente contra a mulher. O termo violência no plural busca abranger violências físicas, psicológicas, moral, sexual, patrimonial em suas mais diversas nuances oriundas do acúmulo de funções, do excesso de sobrecarga emocional, além da violência doméstica propriamente dita.

No segundo momento, dia 18 de março, será oportunizado o espaço para relatos no tocante às condições da mulher no mundo do trabalho durante a pandemia: desigualdades salariais, relações hierárquicas discrepantes, acúmulo de jornadas de trabalho, desemprego, dificuldades para empreender, dentre outros aspectos. Tais realidades ainda podem ser mais acirradas se recortes de raça, de classe e de gênero forem considerados, ressaltando a importância da discussão sobre interseccionalidade no tocante às opressões e desigualdades vividas pelas mulheres.

Na primeira e última roda de conversa (dia 30 de março), abordar-se-ão relatos e vivências reais de mulheres que atuam em movimentos de luta e de resistência, assim como, mulheres que historicamente marcaram sua época e deixaram um legado para suas sucessoras.

As rodas de conversa serão disponibilizadas no canal do youtube do evento no canal da Comissão de Diversidades através do link https://www.youtube.com/channel/UCxoI5_C-rUbLri3MLuX2tJw. A inscrição para o Evento é gratuita e está disponível pelo link https://www.even3.com.br/diadamulherifmt/ com direito a certificação aos participantes.