Campus Cuiabá: Professor Dr. Ático Chassot ministrou palestra na última sexta-feira sobre “Das Disciplinas à Indisciplina” aos mestrandos do PPGEn/IFMT/UNIC e doutorandos do REAMEC/UFMT

Publicado por: Reitoria / 16 de Maio de 2017 às 09:03

O Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC) (mestrado acadêmico) juntamente com o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) (doutorado) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) promoveram parceria interinstitucional para oportunizar aos seus mestrandos e doutorandos a disciplina “História da Filosofia da Ciência e sua contribuição para a educação em Ciências” com o ilustre professor Dr. Áttico Chassot que ocorreu no período de 08 a 12 de Maio de 2017 no Campus Cuiabá “Cel. Octayde Jorge da Silva”.

Como uma ação voltada para toda a comunidade acadêmica, o professor Dr. Áttico Chassot, o PPGEn e o REAMEC apresentou aos professores, aos técnicos e aos estudantes e comunidade em geral a palestra intitulada “Das disciplinas à Indisciplina” que ocorreu na ultima sexta-feira, dia 12 de maio de 2017, às 19 horas na sala de projeções do Campus Cuiabá “Cel. Octayde Jorge da Silva”.

A palestra trouxe entre outras coisas da possibilidade de transgredirmos os limites rígidos das disciplinas e conseguirmos uma educação mais transdisciplinar, e, talvez, até indisciplinar. Escolhendo óculos mais confiáveis, seremos capazes de ver como se deu/dá/dará a construção do conhecimento e, então, com uma mais consistente alfabetização científica, poderemos não apenas ler o mundo de maneira mais adequada, mas ajudar a transformá-lo para melhor.

O professor Dr. Geison Mello, coordenador do Mestrado em Ensino PPGEn IFMT ressalta que “O IFMT Campus Cuiabá Octayde é bastante feliz com a oportunidade de sua comunidade acadêmica poder dar audiência a este icônico pesquisador da área de Ensino de Ciências que possui mais de 80 artigos científicos em revistas especializadas, mais de 20 livros dos quais muitos são bibliografia obrigatória para disciplinas em diversos cursos de Pós Graduação e Graduação em todo o país”, dentre os quais sete com grande circulação:

• A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 29ªed. 2014).
  • Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed, 2014, EdUNIJUÍ)
  • Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 7ªed, 2016)
  • A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 8ªed, 2017)
  • Educação consciência (EdUNISC, 2003, 2ªed, 2007)
  • Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007; esgotado; breve e-book))
  • Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ. 2012)
  • Das disciplimas à Indisciplina (Appris, 2016)

O próprio Dr. Chassot afirma que “tem nos livros e no escrever duas de suas paixões, e também é conectado ao mundo internético onde mantém um blogue que busca fazer alfabetização científica: mestrechassot.blogspot.com. Já esteve, enquanto professor, em todas as unidades da federação e em alguns países. Mais detalhes em www.professorchassot.pro.br.

O professor Geison Mello ressalta em nome dos docentes e discentes do PPGEn/IFMT/UNIC que são bastante agradecidos ao REAMEC/UFMT e sua coordenadora, profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie, ao Diretor Geral do Campus Cuiabá Octayde, prof. Dr. Cristovam Silva e as suas diretorias que não mediram esforços para nos atender, assim como ao Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Wander Barros pelo suporte financeiro.