Campus Cuiabá apoia palestra sobre Geotecnia da ABMS

Publicado por: Campus Cuiabá / 18 de Junho de 2019 às 12:24

Campus Cuiabá apoia palestra sobre Geotecnia da ABMS

O Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva apoia a 15º Palestra Milton Vargas, organizada pela Associação Brasileira dos Solos e Engenharia Geotécnica que será realizada no dia 27 de junho, no Auditório da Associação Mato-grossense de Municípios com o objetivo de disseminar a geotécnica e as ações da ABMS nas diferentes regiões do país.

Neste ano Cuiabá foi escolhida, ente as capitais do centro-oeste, para sediar a palestra que é destinada a todos profissionais, professores e alunos ligados as grandes áreas da engenharia civil, sanitária, ambiental, técnica e tecnológica. Os professores do campus Cuiabá apoiam a Palestra Milton Vargas ABMS desde sua primeira edição em 2005.

Anualmente é escolhido um profissional de renome para abordar um tema relativo à geotecnia nacional. Nesta edição a palestra será ministrada pelo professor José Fernando Thomé Jucá da Universidade Federal de Pernambuco com o tema “Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos: investigação ambiental, projetos e controle tecnológico de obras”.

Para o professor Ilço Ribeiro o evento é uma importante oportunidade de ampliar os conhecimentos dos alunos dos cursos de Técnico em Edificações e dos cursos de Tecnólogo em Controle de Obras e Construção de Edifícios. “Vamos proporcionar aos alunos a oportunidade do aprendizado de assuntos importantes e relevantes ao mercado com profissionais de alto nível nacional”, explicou. A inscrição e gratuita na QRcode na imagem abaixo.

Saiba mais sobre o evento, e sobre o professor Milton Vargas que visitou o campus Cuiabá nos anos 40 na nota do Professor Ilço Ribeiro abaixo

15º PALESTRA MILTON VARGAS DA ABMS

A Palestra ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) nasceu em 2005 com o objetivo de Anualmente é escolhido um profissional de renome para abordar um tema relativo à geotecnia em diversas cidades, percorrendo todos os núcleos regionais.

Com o falecimento do seu 1º Presidente, o Prof. Dr. Milton Vargas, em 2011, a ABMS passou a chamar este evento itinerante de formação técnica, de Palestra Milton Vargas da ABMS. Literato, filósofo, escritor, historiador, crítico cultural, ensaísta, professor, catedrático, empresário, engenheiro eletricista, engenheiro civil. A depender da finalidade, qualquer um desses títulos - ou todos eles - podem perfeitamente anteceder o nome de Milton Vargas.

Prof. Milton Vargas dedicou 47 anos de sua vida ao IPT, que foi um dos alicerces de sua trajetória múltipla. Ingressando no Instituto como assistente-aluno em 1938, deixou definitivamente o IPT em 1988, quando saiu do Conselho de Orientação, aos 74 anos.

Em 1946 realizou o curso de pós-graduação na Universidade de Harvard. Seu objetivo era pesquisar a fundo sobre a Mecânica dos Solos, especialmente as diferenças encontradas no solo brasileiro, variando de acordo com as regiões. Seus questionamentos despertaram o interesse do então professor Karl Von Terzaghi, considerado “Pai da Mecânica dos Solos”, e um dos principais nomes da Mecânica dos Solos do mundo, que veio ao Brasil para conhecer o tão falado solo residual descrito por Vargas, um tipo de solo que seu mestre desconhecia.

Como engenheiro e professor, Milton desenvolveu um trabalho pioneiro em mecânica de solos, sendo o primeiro no Brasil a tratar de argilas residuais. Foi também grande divulgador dos solos tropicais brasileiros no exterior, produzindo conhecimento inédito sobre o assunto.

Suas contribuições mais significativas para o desenvolvimento nacional incluem estudos de solos e fundações para importantes obras de engenharia, como: as pontes sobre os rios Tamanduateí e Tietê; o Edifício do Banespa em SP; as Avenidas São João e Ipiranga, na capital paulista; a rodovia Anchieta; os aeroportos de Curitiba, Congonhas, Cumbica e Base Aérea do Distrito Federal; a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN. Além disso, destacam-se os estudos para a construção de grandes hidrelétricas do país, como Jupiá, Ilha Solteira, Paulo Afonso, Porto Primavera, Ilha Grande e Tucuruí.

Mas a engenharia não bastou ao Prof Milton: foi também filósofo, escritor e historiador, conjugando como poucos a tecnologia e o humanismo. Como docente da Escola Politécnica da USP, introduziu o ensino de Humanas para os futuros engenheiros. Publicou obras de referência sobre filosofia e história da ciência e da tecnologia, e suas atividades como escritor e crítico literário renderam-lhe uma cadeira na Academia Paulista de Letras

Mato Grosso não está fora das rotas do Prof. Milton Vargas, em 1948, ao término do seu curso de engenharia civil pela EPUSP, veio a MT de jipe em uma excursão de curso, demorando 2 meses o trajeto até a chegada à capital mato-grossense, Cuiabá. Esta excursão, nos dias atuais foi substituída pelo TCC. No ano 2000, o prof. Milton Vargas voltou a Cuiabá, com a alegria de um jovem com 86 anos, e a humildade de um aluno em busca do conhecimento. Veio para proferir a aula inaugural do curso de pós-graduação Minter em geotecnia no antigo CEFET-MT, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT – Campus Octayde Jorge da Silva.

O Prof. Milton Vargas nos deixou em 2011, aos 97 anos, sendo Símbolo e orgulho da ABMS, cientista e engenheiro respeitado, filósofo reconhecido, professor admirado, Doutor Honoris Causa da ABMS.