Alunos do Campus Cuiabá participam de evento da Sociedade Brasileira de Computação

Publicado por: Campus Cuiabá / 8 de Setembro de 2020 às 10:04

Alunos do Departamento da Área de Informática (DAI) do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva participaram no período de 14 a 16 de julho do evento Aquecimento do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil.

O CSBC é um evento científico, acadêmico e profissional realizado anualmente, desde 1980 que promove e incentiva também a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da computação nacional e internacional.

Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.

Neste ano, devido a pandemia, o Congresso que aconteceria presencialmente no mês de julho na cidade de Cuiabá-MT precisou ser adiado e modificado para o formato online. Para que os participantes pudessem se acostumar com o novo modelo e também para aproximá-los do evento, a SBC promoveu o evento de Aquecimento. Foram três dias onde os estudantes puderam participar, de graça e totalmente online, de palestras com grandes profissionais e pesquisadores da área.

Para o professor Pedro Clarindo da Silva Neto, professor do DAI e secretário adjunto da SBC em Mato Grosso foi um momento muito rico para os alunos participarem do evento. Segundo o professor esse é o maior evento acadêmico de computação do país e nem sempre a Instituição tem condições de enviar os alunos para participar de um evento deste porte.

Para a aluna Vitória Angel do terceiro ano do curso integrado de Informática participar do Aquecimento CSBC foi uma experiência única em sua vida. Segundo Vitória, poder ter acesso a diversos professores e pesquisadores de todo o Brasil foi extremamente gratificante. “Ter tido a oportunidade de participar das palestras sobre inteligência artificial e ter uma acesso a uma variedade tão grande de conteúdo e de profissionais foi muito importante para mim”, finalizou.