Alunos do Campus Cuiabá fazem mutirão contra focos de mosquito no cemitério da Piedade

Publicado por: Campus Cuiabá / 19 de Fevereiro de 2016 às 17:25

Alunos do 2º ano do curso de Técnico Integrado em Edificações participaram do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. Os estudantes com apoio da Direção Geral, da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitária, Diretoria de Sede e Departamento das Áreas de Base Comum, realizaram na última sexta, 19/02, um mutirão no Cemitério da Piedade, centro de Cuiabá, com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor do Zika Vírus e de outras doenças. Localizado em frente ao Campus Cuiabá, o cemitério possui mais de 300 jazigos.

Essa ação foi desenvolvida por professores de Biologia que, antes do mutirão, proferiram palestra para sensibilizar os alunos quanto à importância dos cuidados necessários para combater o Zika Vírus. “É uma ação pedagógica de conscientização e envolvimento dos alunos”, explicou a professora Simone Petrucci, a qual, juntamente com os professores Sandro Lima, Antônio Marcos Leite (Ninja) e Roberto César, coordenou o mutirão.

Os alunos encheram os vasos de flores com areia e retiraram copinho plástico, embalagem de flores e garrafas que poderiam virar criadouro para o mosquito. “É importante faz isso na prática porque a gente pensa logo como está nossa casa, nossa comunidade”, afirmou a estudante Júlia Regina (16), uma das participantes do mutirão.

Essa ação de conscientização faz parte da grande mobilização nacional convocada pelo Ministério da Educação denominada Pacto da Educação Brasileira contra o Zika. A mobilização prevê ainda, distribuir 10 mil panfletos informativos no bairro Araés no dia 26, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá. No dia 04 de março, será promovido um grande mutirão na cidade de Poconé.