Alunos conquistam ouro na IX Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Novembro de 2015 às 10:56

Campus Cuiabá conquista Ouro na IX Mostra Brasileira de Foguetes e Bronze na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A equipe do campus Cuiabá do IFMT conquistou medalha de ouro na IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) realizada no Rio de Janeiro no início de novembro e medalha de bronze na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada em maio.
As medalhas foram entregues pelo diretor Geral do campus, Nelson Suzuki, aos alunos e professores no inicio desta semana. O grupo medalha de ouro superou mais de 103 equipes de todo o país, selecionadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada em maio.
O lançamento de foguetes construídos com garrafas pet atraiu cerca de 500 alunos e professores de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio do Brasil durante a 7º Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Pirai-RJ. Os alunos do campus Cuiabá: Gabriel Lima, Giovani Barbosa, Herbert de Souza e Willian Silva, construíram um foguete, movido a vinagre e bicarbonato de sódio, que alcançou 214,98 metros.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB - em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB – com alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio de todo território nacional. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.
Neste ano a OBA teve mais de 87 mil inscrições de alunos de 2.000 escolas. O campus Cuiabá participou com 28 alunos. A OBA ocorreu no dia 15 de maio com uma prova de sete questões de Astronomia e três de Astronáutica. Os alunos Gean Franco e Herminio Morais ganharam medalha de bronze. A equipe foi coordenada pelo professor Wescley Luiz de Souza.