início do conteúdo

Alenir Ferreira da Silva, descanse em paz

Publicado por: Campus Cuiabá / 24 de Julho de 2017 às 09:16

Alenir Ferreira da Silva - 1955 a 2017

Alenir Ferreira da Silva

Foi com esse nome que seus pais fizeram seu registro, três dias após o seu nascimento. Nasceu em plena primavera, no dia 28 de setembro de 1955, às margens do Rio Cuiabá, no bairro do Porto, antiga Chacrinha – Campo do Bode, hoje Feira Livre do Porto.

Formou em Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Mato Grosso, na qual colou grau em 1980.

Prestou concurso público no ano de 1979 para ingressar na vida profissional como professora da rede estadual de ensino. Aprovada, começou a trabalhar em fevereiro de 1980 como professora efetiva na Escola Estadual de 1° e 2° Graus José de Mesquita. Após nove anos como professora da rede estadual de ensino, em 1989, pediu exoneração para dedicar-se exclusivamente ao cargo de professora da rede federal de ensino.

Ingressou na Escola Técnica Federal de Mato Grosso desta vez como professora, uma vez que havia estado na instituição há anos, como aluna do curso Técnico de Estradas.

Foi contratada em 1° de abril de 1983, para ministrar aulas de Física para todos os cursos técnicos integrados ao ensino médio em funcionamento naquele ano: Secretariado, Edificações, Agrimensura, Eletrotécnica, Eletrônica e Telecomunicações.

Em 1994, concluiu o curso de Especialização em Metodologia do Ensino Tecnológico, realizado pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a orientação do professor Carlos Rinaldi, cujo tema “A realidade do Ensino de Física na Escola Técnica Federal de Mato Grosso”, na qual serviu para comparar o avanço da tecnologia e o método teórico e tradicional que a ETF/MT utilizava para ensinar Física.

No decorrer de sua vida profissional junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá Cel.Octayde Jorge da Silva, vivenciou algumas experiências e exerceu diversos cargos de confiança, tais como: Subcoordenadora de Física (Agosto/1986 a Fevereiro/1988); Suplente do Conselho Técnico Pedagógico (Novembro/1988 a Novembro/1990); Coordenadora de Física (Julho/1992 a Julho/1994); Secretária da 1ª FECITEC – Feira de Ciência e Tecnologia da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1993); Membro do Conselho Pedagógico e Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Educacional de Servidores da Escola Técnica Federal de Mato Grosso – Escola Cooperar (entre 1992 e 1995); Secretária da Associação de Servidores da Escola Técnica Federal de Mato Grosso – ASETF/MT (1995); Assessora da Direção Geral (Julho/1994 a Novembro/1995) na qual desempenhou as funções de Gerente do Ensino Noturno; Vice-Diretora da ETF/MT (Janeiro/1997); Assessora de Comunicação Social (Novembro/1995 a Junho/1998); Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias (Julho/1998 a Maio/1999); Presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical Cuiabá , por dois mandatos consecutivos (2007 a 2011); Coordenadora da Área de Ciências da Natureza e Matemática do IFMT – Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva (Março/2012 a Maio/2017).

Em junho de 2013 foi a mais votada na eleição que escolheu a representante do segmento Docente para o Núcleo Permanente de Pessoal Docente – NPPD do IFMT Campus Cuiabá, consequentemente, tornou-se representante dos Docentes do Campus Cuiabá na Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

Entre 1997 a 2008, foi Empresária das Bandas Sambatuk e Loucomotiva, que atuou em todo o Estado de Mato Grosso.

Em 2007 tornou-se Especialista em Educação Profissional Técnica na Modalidade EJA realizado pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, cuja monografia intitula-se: “A Formação de Professores na Educação de Jovens e Adultos”.

Entre 2010 a 2012 realizou o Mestrado Interinstitucional (MINTER) acadêmico em Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília – UNB, na Faculdade de Tecnologia, cuja dissertação: “Expansão de Campos Eletromagnéticos em uma Combinação de Ondas Planas”.

Portanto, por ter sido uma pessoa de fé, pois sempre frequentou , foi Cantora e Instituidora da Capela Nossa Senhora de Fátima do Bairro do Porto, e por sempre ter feito parte da ETF/MT – CEFET/MT – IFMT durante toda sua vida, primeiramente como aluna e depois como professora atuante há mais de 34 anos, pois sempre acreditou na instituição e também na qualidade do ensino, merece todas as homenagens.

Descanse em Paz

Seus familiares

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT