Agência de Inovação disponibiliza módulo para facilitar pedidos de patentes

Publicado por: Reitoria / 16 de Abril de 2018 às 14:07

A coordenação da Agência de Inovação Tecnológica criou o módulo intitulado "Como fazer pedido de patente e registro no IFMT" para esclarecer os procedimentos necessários para solicitar proteção de invenções. A iniciativa leva em consideração a missão da agência, de proteger e apoiar a transferência das inovações criadas no instituto e a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento à demanda da instituição.

Nesta primeira versão, os servidores encontram as etapas que precisam ser feitas, manuais de ajuda, modelos de requerimento, exemplos e outras informações necessárias para solicitarem ao IFMT o depósito de patentes, o registro de softwares e marcas, bem como, informações sobre proteção de direitos autorais. Na sequência serão incluídos os seguintes tópicos: Registro de Desenho Industrial, Topografia de Circuitos Integrados, Cultivares e Contratos de Transferência de Tecnologia.

“Esta ação representa um marco na história da agência em termos de serviço aos servidores e alunos por tornar os procedimentos de proteção de inovações amplamente divulgados e fornecer o passo-a-passo para realizá-la. Este é somente um primeiro passo previsto no planejamento da agência, com o intuito de estruturar, melhorar a infraestrutura, capacidade de atendimento e posicioná-la dentro e fora do IFMT”, salientou o coordenador, professor Jeferson Moriel Junior.

Histórico - A criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT em 2008, posteriormente denominado Agência de Inovação Tecnológica em 2010, teve como objetivo zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia. Neste período, foram solicitados pela comunidade acadêmica em torno de 20 registros de software, patentes e marcas.

“Trata-se de uma demanda por proteção de invenções e de novas tecnologias fundamental para o desenvolvimento desta instituição, que tem investido cada vez mais em pesquisa e extensão tecnológica,” reforçou Moriel.

Este módulo de apoio pode ser acessado pelo link inovacao.ifmt.edu.br

Questionário - Para aperfeiçoar os serviços prestados pela Agência de Inovação Tecnológica do IFMT está em andamento no link  bit.ly/levantamentoinovacao, um levantamento com finalidade institucional a ser respondido por todos os servidores do IFMT, particularmente aqueles que desenvolvem atividades de pesquisa (com ou sem fomento), inovação ou empreendedorismo.