Abertura do XII Áfricas e IX Enedim destacou cultura afro-brasileira

Publicado por: Campus Cuiabá / 18 de Novembro de 2016 às 11:42

Abertura do XII Áfricas e IX Enedim destacou cultura afro-brasileira

Foi realizada na tarde de ontem, quinta-feira, no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano a abertura VII ÁFRICAS e IX Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres (Enedim). O local ficou tomado pela animação dos estudantes e professores. A solenidade buscou ressaltar a memória e a cultura afro-brasileira por meio de apresentações culturais como batalha de rap, dança e poesia.

Durante a abertura a professora Vânia Nadaf ressaltou o envolvimento da comunidade acadêmica com o evento. “Esse grande número de inscrições mostra a importância de discutir a pluralidade dos grupos sociais brasileiros, inclusive questão dos povos indígenas que neste ano incluímos na programação”, destacou. Já a professora Gislaine Crepaldi, coordenadora do Enedim utilizou de estatística para alertar sobre a discriminação e violência contra a mulher, tema do Encontro.

Além das apresentações culturais a programação contou com a palestra “Cultura, Educação, Diversidade e Consciência” ministrada pela Professora Doutora da UFMT Maria Cristina de Aguiar Campos. Para Gabriela Borges, estudante do curso de Técnico em Eventos que participou da organização, o Áfricas e o Enedim buscam mostrar e conscientizar sobre realidade pouco vista pela sociedade. “Estou muito otimista com o resultado desse evento”, avaliou Gabriela.

A mesa de abertura foi composta pela professora Gláucia de Barros, representante do reitor do IFMT, pelo professor José Carlos de Figueiredo, representando o diretor-geral do Campus Cuiabá, pelo professor Sandro Aparecido, coordenador do Departamento de Área de Bases Comum e pelas professoras Vânia Nadaf e Gislaine Crepaldi. Hoje, sexta, a programação traz oficinas, minicursos, palestras e exposições. Confira no anexo.

Foto: Edur França

Bianca Fujimori