107 ANOS DE TRADIÇÃO COM MUITA TRANSFORMAÇÃO

Publicado por: Campus Cuiabá / 22 de Setembro de 2016 às 14:42

Se todas as gerações, envolvidas neste processo histórico de 107 anos, voltassem seus olhos críticos para este educandário com a intenção de avaliar e opinar, certamente teriam pensamentos diversos e análises das mais variadas. Tudo isso porque, em mais de um século,inexiste a possibilidade de não considerar dois binômios extremamente importantes na escrita desta história: tradição e transformação.

De Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso, no longínquo ano de sua criação, em 1909, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, hoje conhecido como IFMT, o que temos são inúmeras mudanças e transformações alicerçadas na mais sólida e concreta tradição que deu norte e significado a essa bela epopeia de educadores e aprendizes.

É preciso entender que no começo de tudo, quando Nilo Peçanha editou o decreto de criação das Escolas de Aprendizes e Artífices para alguns estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, a ideia era atender as pessoas mais pobres e humildes da população, dando aos filhos dessas famílias menos abastadas um centro de formação profissional, onde os alunos aprenderiam um ofício para lhes garantir o sustento imediato. Assim, as salas de aula eram chamadas de oficinas e os professores eram mestres nas artes e ofícios de sapateiro, alfaiate, mecânico, ferreiro, marceneiro, ceramista, etc.

Dando uma rápida olhada no calendário da época, estamos no Brasil da aurora do século XX, onde acontecimentos históricos e marcantes ainda eram muito recentes e estavam sendo assimilados aos poucos pelo povo brasileiro, que assoprava velinhas, ainda com ares imperiais, para uma jovem república de apenas 20 anos e uma Lei Áurea que havia abolido a nódoa da escravidão no país há apenas 21 anos. Imaginemos, portanto, dentro desse contexto a importância fundamental de uma escola pioneira em sua proposta, que vinha para promover a primeira tentativa de inclusão social na recém-criada república dos Estados Unidos do Brasil. Sem dúvida, era um gesto audacioso e desafiador para o Brasil dos senhores de engenho e plantadores de café, um país acostumado a promover o ensino apenas para os filhos das chamadas elites, ignorando por completo os filhos de moradores pobres das periferias. A industrialização também batia às portas e as oficinas dessas escolas seriam essenciais na formação dos primeiros operários para esse mercado de trabalho que despontava nas cidades brasileiras, acusando os primeiros sintomas do processo de urbanização no Brasil. Portanto, podemos dizer que, sem sombra de dúvida, estamos tratando de vanguarda e revolução na história do ensino brasileiro.

O Campus Cuiabá – Coronel Octayde Jorge da Silva é protagonista de toda essa história de transformação no conceito educacional do país, inserindo Mato Grosso, desde 23 de setembro de 1909, no mapa das oficinas pioneiras. Aqui, no Bairro da Boa Morte, hoje conhecido oficialmente como Centro Norte, num rústico casarão, afastado do centro da cidade, daquela época, este campus nascia, há 107 anos, de forma precária e contando com a importante e decisiva participação de voluntários e abnegados, para dar abrigo e funcionalidade às primeiras instalações da Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Groso.

Desde sua fundação até hoje, a escola criada para os pobres já passou por diversas nomenclaturas, instalações e propósitos educacionais: Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso, Liceu Industrial de Artes e Ofícios de Mato Grosso, Escola Industrial de Cuiabá, Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). No final de 2008, através da lei 11.892, o Governo Federal criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, transformando as 38 unidades dos Cefets pelo país em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, passando a apresentar a atual proposta, voltada à educação profissional e tecnológica.

Com a mudança, o IFMT, além dos campi Cuiabá – Coronel Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista e São Vicente, ambos sediados na capital do estado, alcançou também as cidades de Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Sorriso, Várzea Grande, Primavera do Leste, Alta Floresta, Tangará da Serra, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sinop e Guarantã do Norte.

O Campus Cuiabá – Coronel Octayde Jorge da Silva como personagem principal de toda essa história de transformação no cenário educacional do país, na pessoa do seu Diretor Geral, Prof. Nelson Ito Suzuki, parabeniza a escola pelos 107 anos de história. Um patrimônio de tradição e qualidade.

Com a ajuda de todos os integrantes do Campus Cuiabá, a atual Direção está vencendo as dificuldades existentes e, portanto, dando continuidade a esse importante trabalho que vem sendo realizado em prol da nossa querida Cuiabá, pois sozinhos sonhamos; juntos realizamos.

Assim, estão todas as gerações convidadas para a festa de aniversário, onde celebraremos o trabalho, o empenho e a dedicação de muitos que escreveram seus nomes na história dessa construção centenária que seguirá seu rumo para mais um século de desafios. Nem sempre conseguindo uma unanimidade de opiniões, mas certamente respeitando os dois preceitos fundamentais desta filosofia de ensino: a tradição que garante a qualidade e o alto padrão da educação profissionalizante no Brasil e a transformação que é inexorável para avançar e acompanhar a evolução dos tempos, adaptando-se às novas linguagens, mídias e tecnologias do futuro, que cada vez mais rápido se torna o presente.

IFMT/Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva/Professor Gilberto Nasser